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Também
é generalizado pelo senso comum as dificuldades da profissão docente.
Dificuldades que se exemplificam nos baixos salários, nos aspectos pedagógicos quantitativos e políticos do sistema de ensino, pela formação do professor,
pelo reconhecimento e valorização social da profissão, etc. E quanto aos demais
“profissionais que trabalham na educação”, que sequer tem esse foco de
discussão enquanto categoria ? Como são reconhecidos, valorizados? Qual a
importância social de sua função na concepção individual, na concepção da comunidade
escolar e da sociedade ?
É
uma contradição destacar a importância da educação (tanto no plano individual, social, quanto em termos de desenvolvimento econômico do país) quando os próprios
organismos educacionais não destacam a importância das pessoas que compõe esse
sistema - e frise-se aqui a importância da harmoniosa e coerente integração de todos os elementos que compõem esse sistema. Com isso a sociedade acaba reproduzindo essa visão excludente. Que
sociedade vai perceber as melhorias na educação e a sua importância social se o
que efetivamente lhe for apresentado é o próprio sistema (Estado, em qualquer
esfera) considerando precariamente a importância de parte de seus profissionais?
Como o cita o MEC (2006), no texto " Conselho Escolar e a valorização dos trabalhadores em educação", pode-se concluir que do mesmo modo que